Justiça do Trabalho intensifica ações socioambientais em 17 unidades de Rondônia e Acre

A Coordenadoria de Coleta Seletiva do Programa Amanajé – O Mensageiro da Ecologia – vai intensificar no período de 26 de fevereiro a 24 de março de 2012 as atividades de divulgação e internalização de responsabilidade socioambiental em 17 unidades judiciárias do TRT da 14ª Região, na jurisdição dos Estados de Rondônia e Acre.

As reuniões e palestras nas Varas do Trabalho serão realizadas pela servidora Patrícia Parisotto Alves de Souza com o objetivo de reforçar as orientações sobre as práticas de sustentabilidade, entrega de banner e divulgação dos estudos para implantação do programa de “eficiência energética” do TRT.

“Eficiência energética”, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), é uma atividade técnico-econômica que proporciona o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos; minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos; e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico da empresa ou empreendimento.

Os estudos para a implantação do programa em todas as unidades do Tribunal estão sendo desenvolvidos por acadêmicos do curso de engenharia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, a partir da assinatura do convênio nº. 01175.2011.000.14.00-9 firmado entre o TRT e a UNIR.

Os estudos e pesquisas contam com a supervisão de professores especialistas e são fundamentais para o diagnóstico geral do consumo de energia elétrica nas unidades do Tribunal. “Isso torna possível a adoção de providências que constarão de um relatório final, capaz de reduzir o consumo de energia elétrica”, disse Samurai de Figueiredo Silva, chefe da Seção de Fiscalização de Obras e Serviços da Diretoria de Serviços de Infraestrutura, Logística e Segurança.

O diagnóstico, ainda de acordo com Samurai Silva, vai ser de grande importância para criação de uma nova consciência, considerando toda a regulamentação já existente sobre o tema, e a criação do Programa Nacional de Conservação de Energia – Procel -, alinhadas às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para racionalização do uso de energia elétrica e térmica.

Os valores e critérios de sustentabilidade constam do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) do Tribunal, com base nas diretrizes, planos, indicadores e metas para execução até 2014.

As unidades que serão visitadas são as Varas do Trabalho de Vilhena, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Machadinho do Oeste, Ariquemes e Buritis/RO, no período de 26 de fevereiro a 3 de março de 2012. Na Vara do Trabalho de Guajará-Mirim, as atividades acontecerão dia 19 de março de 2012, e no período de 21 a 24 de março nas Varas do Trabalho de Rio Branco (AC).

Fonte: Rondonoticias

Deixe um comentário