Santo Antônio planeja investir R$ 1 bilhão em expansão

Usina terá seis unidades geradoras a mais, totalizando mais 206 MW

O diretor técnico da Santo Antônio Energia, Antônio de Paduá Guimarães, afirmou que a empresa deve investir R$ 1 bilhão na expansão da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Este projeto está a espera de outorga da Agência Nacional de Águas e anuência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis para posterior aprovação definitiva por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica.

A expectativa é que essa expansão entre em operação a partir de 2015. De acordo com Guimarães, a expansão consiste na implantação de mais seis unidades geradoras, totalizando 206 MW de capacidade instalada adicional. Ele lembrou que a hidrelétrica de Jirau também fará expansão semelhante, ganhando 209 MW. Com isso, as duas usinas somarão nova capacidade de 416 MW.

Hoje, a hidrelétrica de Santo Antônio tem capacidade instalada de 3.150,4 MW distribuída em 44 unidades geradoras. Com a expansão a usina passará a ter 50 turbinas com 3.356,4 MW. Somada à hidrelétrica de Jirau, com 3.750 MW, as duas usinas do rio Madeira têm capacidade instalada de 6,9 mil MW, atualmente.

Por: Matheus Gagliano
Fonte: Canal Energia 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*