MPF/PA notifica órgãos ambientais para ampliar fiscalização em mangues

Proibição da cata do caranguejo vai até quarta-feira, mas invasores não estão respeitando a legislação, denunciam extrativistas

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) solicitou a diversos órgãos ambientais que sejam enviadas com urgência equipes de fiscalização a áreas de mangue no Estado. O objetivo é evitar a captura do caranguejo durante o período de reprodução do crustáceo, que vai até a próxima quarta-feira, 28 de março.

Segundo representantes de reservas extrativistas marinhas de oito municípios (São João da Ponta, Curuçá, Maracanã, Tracuateua, Augusto Corrêa, Santarém Novo, Quatipuru e Primavera), grande quantidade de pessoas de fora das reservas estão indo aos manguezais capturar caranguejos nesta época da “andada”, quando os crustáceos transitam pelo mangue com mais intensidade, período em que é proibida a captura, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização dos animais.

O ofício com pedido urgente foi encaminhado pelo procurador da República Felício Pontes Jr. à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, à Divisão Especializada de Meio Ambiente da Polícia Civil, à Polícia Rodoviária Federal, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Fonte: MPF – Ministério Público Federal

Deixe um comentário

Um comentário em “MPF/PA notifica órgãos ambientais para ampliar fiscalização em mangues

  • 27 de março de 2012 em 21:30
    Permalink

    Sr:Felicio Pontes JR
    Essa menssagem é importante,venho falar da nossa floresta Amazonica, com serteza é o pulmão do Brazil,não deixe acabar com a Floresta a fauna os animais as plantas a medicina os Rios os lagos as lagoas, voçês devem acabar com a poluição que o mais importante o dioxo de carbono que esta poluindo e matando ao mesmo tempo.
    A Floresta Amazonia é muito linda,não deixem os Fazendeiros tomarem conta da Amazonia matando pessoas inocentes com suas ambições e ganancias e corrupções com seus capataes,são bandidos escondidos pagos para matar e o nosso exercito e policias federais e policias Florestais onde estão,os brasileiros pagam seus impostos para poderem viver uma vida digna de respeito mas não é isso que estamos vivendo em nosso Brasil.
    Cordiais Saudações

    Luiz Carlos Silva

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*