Rio Acre volta a subir e operação Volta Para Casa é suspensa na capital

Famílias que ainda permanecem nos abrigos devem continuar por mais alguns dias longe de casa

Desde o início da semana, a movimentação nos abrigos da capital é grande com a operação Volta Para Casa depois da enchente. Na manhã de ontem, a retirada das famílias do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco teve que ser interrompida devido a nova elevação no nível dos rios.

As chuvas que vêm caindo na região nos últimos dias voltam a preocupar as autoridades. Em menos de 24 horas o Rio Acre subiu cerca de um metro em Rio Branco. Na medição de quarta-feira, 7, o manancial encontrava-se com 12,46 metros. Ontem, até as 10 horas, o nível das águas já estava a dez centímetros de se aproximar da cota de alerta (13,40 metros).

Em Assis Brasil a elevação foi de quase dois metros de um dia para o outro. Em Brasileia, o Rio Acre amanheceu marcando 9,52 metros na quinta-feira. Na medição de quarta-feira o nível das águas registrava 7,50 metros.

Segundo o coronel Gilvan Vasconcelos, coordenador da Defesa Civil Municipal, é preciso estar em alerta total para uma possível cheia de novo. Por isso, as famílias que ainda permanecem nos abrigos devem continuar por mais alguns dias longe de casa, até que se descartem todas as possibilidades de uma nova alagação.

Por: Lane Valle
Fonte: Página 20 

Deixe um comentário