TNC apresenta oportunidades da produção agrícola sustentável na V Brasil Certificado

Crescimento da certificação agrícola e adequação de empresas a novos modelos produtivos serão temas destacados no Fórum, que acontece paralelamente à feira.

A importância de projetos sustentáveis, realizados em parceria com os setores agrícola e florestal, será o grande tema levado pela TNC (The Nature Conservancy) à V Brasil Certificado, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo. Durante a Feira, a organização falará sobre as oportunidades e os desafios da certificação agrícola, bem como sobre sua contribuição para o crescimento de práticas sustentáveis neste âmbito.

Presente em mais de 30 países, a TNC atua no Brasil desde 1988, exercendo papel importante no desenvolvimento de ferramentas voltadas a facilitar a adequação ambiental de propriedades rurais e na influência de produtores rurais que buscam se adequar a modelos de produção responsáveis. Entre os trabalhos realizados pela organização, está a concepção do modelo do sistema de mapeamento e adequação ambiental de propriedades rurais, para inserção no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O sistema desenvolvido pela TNC, chamado CARGEO, facilita a identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), orientando de maneira simplificada a regularização de passivos e, quando necessário, apresentando planos de recomposição de áreas desmatadas. Essa ferramenta está sendo utilizada com sucesso em projetos tripartites em estados como o Mato Grosso e Pará.

A TNC participa de discussões com organizações como a FSC Brasil (sigla Conselho de Manejo Florestal ou Forest Stewardship Council, em inglês) sobre os critérios usados para a certificação ambiental, principalmente com foco na conservação da biodiversidade. A TNC participará do debate: “Oportunidades e Desafios da Certificação de Commodities Agrícolas”, dia 12, no Fórum que acontece paralelamente à feira.

“Um evento sobre certificação ambiental no Brasil é crucial para mostrar ao público em geral, principalmente aos consumidores finais, o que está por trás dos ‘selos verdes’, a importância de se consumir sustentavelmente e o reflexo dessa ação no campo e na conservação dos recursos naturais”, destaca Giovana Baggio, coordenadora do programa de Conservação em Terras Privadas da TNC.

Outro atrativo da feira será um estande montado pela TNC, no qual apresentará ao público alguns de suas parcerias de conservação e ferramentas de planejamento da paisagem, como o CARGEO.

A Brasil Certificado é um espaço onde líderes, formadores de opinião e empresas de todo o mundo promovem e discutem os compromissos com a sustentabilidade. O objetivo é apresentar, através de exposições, debates e outros eventos internos, o crescimento e os obstáculos ainda enfrentados pela certificação. A programação completa pode ser acessada no site www.brasilcertificado.com.br. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição no próprio endereço. A entrada é gratuita.

V Brasil Certificado

Entrada gratuita
De 10 a 12 de abril de 2012, das 13h às 20h
Centro de Eventos São Luis
Rua Luis Coelho, 323 – São Paulo – SP

Deixe um comentário