Fazenda de gado na Amazônia faz adequações socioambientais e é a primeira a receber o selo verde da Rede de Agricultura Sustentável.

Imaflora fará a entrega do certificado na 5ª edição d aBrasil Certificado.

O secretário-executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora Maurício Voivodic fará a entrega, no próximo dia 10, às 14:00h, no Espaço Inovação da Brasil Certificado, do primeiro certificado emitido pela Rede de Agricultura Sustentável para uma fazenda de gado no mundo.

A pioneira é a Fazendas São Marcelo Ltda, a holding que reúne quatro fazendas, que totalizam 31 mil hectares e que faz parte do Grupo JD. Localizada no Mato Grosso e com um abate de 35 mil cabeças por ano, o empreendimento está em dois biomas, na floresta amazônica e no cerrado. Na contramão do setor, que é apontado como o vilão do desmatamento e da emissão dos gases de efeito estufa, o diretor-geral do grupo Arnaldo Eijsink, afirma que “é possível produzir da maneira certa no bioma Amazônia”. E diz que a certificação da Rede de Agricultura Sustentável está em sintonia com o que quer e o que exige o bom consumidor.

Maurício Voivodic ressalta a importância dessa iniciativa: “É a primeira vez que o produtor toma a dianteira e implanta práticas sustentáveis de forma voluntária. Acredito que a certificação socioambiental pode trazer um diferencial ao produto e estimular outros pecuaristas a fazerem o mesmo”, completa.

A engenheira –agrônoma do Imaflora Daniellla Macedo, que conduziu a auditoria na fazenda destaca alguns diferenciais do empreendimento:

  • Possui duas Reservas Particulares de Patrimônio Natural
  • Possui um termo de cooperação técnica com o Ibama do Mato Grosso para a recuperação e posterior soltura de animais apreendidos
  • Promove cursos de artesanato para as mulheres dos funcionários das fazendas, de maneira a que possam complementar a renda familiar.
  • Promove cursos de aperfeiçoamento e reciclagem para os funcionários
  • Observa as regras do bem -estar animal

O empresário Arnaldo Eijsink , atualmente fornecedor da Brasil Foods e do Frigorífico Marfrig , acredita que a certificação da RAS vai trazer novos compradores para seu produto e planeja aumento de 10% na produção já para esse ano.

Serviço

Data: 10 de abril
Horário: 14:00 h
Local: Espaço Inovação Brasil Certificado
End: Rua Luis Coelho, 323

Deixe um comentário

Um comentário em “Fazenda de gado na Amazônia faz adequações socioambientais e é a primeira a receber o selo verde da Rede de Agricultura Sustentável.

  • 5 de abril de 2012 em 20:58
    Permalink

    Como uma propriedade de pecuária bovina na Amazônia, que pertencia ao Carrefour, e que queimou mais de 50 mil castanheiras, recebe um certificado deste?

Fechado para comentários.