Governo quer rigor nas investigações em Jirau

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que o governo federal “vai fundo nas investigações” para entender o que motivou os incêndios ocorridos em alojamentos na hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, na semana passada.

Amanhã, o ministro se reunirá com o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), e com o secretário estadual de Segurança, Marcelo Bessa. De acordo com Carvalho, os governos federal e estadual vão se aproximar mais de Jirau. “Tem a questão da vida das pessoas. O prejuízo para o país é imenso, porque atrasa a entrega daquela energia. Então, não vamos brincar, não”, disse o ministro antes de participar de um seminário, no Planalto.

Em março, uma greve paralisou o canteiro de obras por quase 25 dias. No dia 2 de abril, em assembleia, operários decidiram retomar o trabalho. Na madrugada seguinte, ocorreram os incêndios nos alojamentos. Um operário morreu, vítima de infarto. Na ocasião, o ministro classificou as ações como “banditismo” e negou que elas pudessem ser resultado de disputa entre a Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) pela representação sindical dos trabalhadores de Jirau.

Por: Yvna Sousa
Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário