Ministra do Meio Ambiente ambiente visita Brasil Certificado e destaca a primeira certificação pecuária

Em sua visita à V feira Brasil Certificado, hoje (12) em São Paulo, a ministra Izabella Teixeira destacou a obtenção, por um grupo de fazendas matogrossenses, da primeira certificação de pecuária no mundo de acordo com os padrões do Sustainable Agriculture Network.  Após conhecer o processo de certificação, em reunião com o presidente do grupo JD, Arnaldo Eijsink, o diretor da OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, e Luis Fernando Guedes Pinto do Imaflora, a ministra quis discutir as condições para expandir e replicar a experiência.  “Esta é uma novidade importantíssima e que oferece ao Brasil a oportunidade de liderar este caminho.  Esta é a primeira, mas eu quero aqui pedir que possamos logo ter 50 como esta, e aí poderemos valorizar o produto”.

Saiba mais: Primeira certificação pecuária concedida no mundo é celebrada na V Brasil Certificado

Ao longo da visita, após visitar também experiências de produtores de café, laranja, cacau, uva, madeira e celulose, a ministra comentou que a certificação é um poderoso instrumento para promover a economia verde e aumentar a competitividade do Brasil, e que pretende tomar algumas medidas para promover o processo antes da Rio+20.

Brasil Certificado

A Ministra participou do debate “Combate à devastação ambiental e trabalho escravo na produção de carvão vegetal de uso siderúrgico no Brasil”, realizado no fórum paralelo ao evento.

A Brasil Certificado é um evento onde líderes, formadores de opinião e empresas de todo o mundo promovem e discutem os compromissos com a sustentabilidade. O objetivo é apresentar, através de exposições, debates e outros eventos internos, o crescimento e os obstáculos ainda enfrentados pela certificação. A programação completa do evento pode ser acessada no site: http://www.brasilcertificado.com.br/.

Deixe um comentário