AC: Operação da PF desarticula organização de narcotraficantes

A Polícia Federal deflagrou durante a madrugada desta quarta-feira (4) operação envolvendo 200 agentes no cumprimento de 51 mandados de prisão e de apreensão de bens e material probatório relacionados ao tráfico interestadual de drogas com base no Acre e ramificações nos estados de Rondônia, Pará, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.

Denominada de Joinville, a operação teve início em março de 2009 e já soma 22 prisões e a apreensão de 183,6 Kg de cocaína, duas armas, 32 mil dvd’s; sete veículos e U$ 31 ml.

Foram identificados mais 34 integrantes da organização criminosa. Também já foram apreendidos, até o momento, R$ 34 mil, uma pistola .380 com munições, um caminhão no valor de R$ 90 mil e um veículo Chevrolet Captiva.

Trata-se de uma das ações de maior vulto já desencadeadas no Acre. Segundo relato da Polícia Federal, os traficantes se utilizavam de uma empresa agropecuária de fachada e de uma fábrica de móveis para acobertar as operações ilegais.

Após negociar drogas em outros estados, a organização retornava com veículos, que eram utilizados como parte do pagamento pelos intermediários. O dinheiro arrecadado era trocado por dólares no mercado local para a aquisição de mais cocaína.

Durante a execução de uma das prisões, no cumprimento de um dos mandados expedidos pela Justiça, a PF foi recebida com disparos de arma de fogo, tendo revidado os mesmos. Não houve feridos. Foram confirmadas as prisões do investigado e do autor dos disparos, que deverá responder pelo crime de tentativa de homicídio.

Os integrantes da organização criminosa responderão por tráfico ilícito de drogas, lavagem de dinheiro, financiamento ao tráfico, e outros crimes, podendo, inclusive, ter todo o seu patrimônio apreendido.

Por: Altino Machado
Fonte: Terra Magazine / Blog da Amazônia 

Deixe um comentário