ONU solicita implementação do documento final da Rio+20

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, solicitou que os países tenham como foco a implementação do documento final da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), realizada em junho, no Rio de Janeiro. “Definimos o futuro que queremos […] Agora o que importa é a implementação”, cobrou, ao referir-se ao nome do relatório produzido durante a cúpula.

“O Rio em 92 e Joanesburgo em 2002 colocaram o desenvolvimento sustentável na discussão, mas a Rio+20 definiu uma nova visão de desenvolvimento para o futuro, que será igualitário e inclusivo e levará em conta os limites do nosso planeta”, explicou Al-Nasser. “Um número de processos foi lançado no Rio e, para que sejam bem-sucedidos, é necessário cooperação de desenvolvimento, diante dos nossos desafios globais”.

Ao fim da cúpula, os países chegaram a um acordo voluntário, por meio de um documento, que atenta para uma ampla gama de ações, como iniciar o processo para estabelecer metas de desenvolvimento sustentável; o detalhamento de como a economia verde pode ser usada como uma ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável; o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); a promoção de medidas de avaliação da sustentabilidade corporativa; e o desenvolvimento de uma estratégia de financiamento do desenvolvimento sustentável.

O documento também aborda o aprimoramento da igualdade de gênero; reconhece a importância de compromissos voluntários de desenvolvimento sustentável; e ressalta a necessidade de engajar a sociedade civil e incorporar a ciência nas decisões políticas.

Fonte: EcoD

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*