Amazônia por um dia, Brasil verde para sempre

O dia 5 de setembro foi escolhido para homenagear a maior floresta tropical do mundo. O Dia da Amazônia continua o mesmo, mas ela não. Há 40 anos, a floresta estava praticamente intacta, soberana, cobrindo com um tapete verde metade do território brasileiro, concentrando-se na região norte do país. Hoje, 18% do bioma já foi perdido em nome de um modelo predatório de desenvolvimento.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, ela também possui a maior biodiversidade do planeta. Ela é rica em minerais, espécies vegetais e animais, e guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.

Com absorção de carbono, suas árvores também contribuem para o equilíbrio do clima global. A cada árvore que vai para o chão, uma parcela do gás vai para a atmosfera, aumentando o aquecimento da Terra.

Além desse serviço ambiental, a variedade dos solos, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas fazem com que a Amazônia seja um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade.

Pela sua imensa extensão territorial, a Amazônia aguçou os interesses dos grandes desmatadores. Hoje, o desmatamento e a disputa por terras, principalmente, ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem-estar de suas comunidades tradicionais.

Mas esse cenário ainda pode ser revertido. No Dia da Amazônia, dê às florestas o que elas merecem. Exerça seu dever cidadão e assine pela proteção do maior patrimônio natural do Brasil: as matas nativas. Ajude a levar ao Congresso a proposta de lei do Desmatamento Zero. Nas redes sociais, use a hashtag #DiadaAmazônia e participe da campanha por um Brasil verde e limpo.

Por: Nathália Clark
Fonte: Greenpeace Brasil 

Deixe um comentário

2 comentários em “Amazônia por um dia, Brasil verde para sempre

  • 5 de setembro de 2012 em 23:28
    Permalink

    Concordo com vc Alvino, a questão meio ambiente e indigena esta sendo usado pelas ongs apenas para asaltar nosso país, enquanto no MS os indios estão morrendo de fome e miséria e nenhuma ong se preocupa com eles ja que la eles não tem riqueza alguma para ser roubada, se preocupam apenas com os indios que tem grandes reservas ou algo de seus interresses, é uma prova de que tudo é apenas interreseiro, caso contrário estariam cuidando dos que realmente estão nescssecitados!

  • 5 de setembro de 2012 em 11:30
    Permalink

    DIA DA AMAZONIA, DEVERIA SER DIA DA AMAZONIA BRASILEIRA…QUE HOJE COM CERTEZA AS ONGS WWF GREENPRICE, MANDA MAIS QUE 180 MILHÕES DE BRASILEIROS. CRIAM, IMPÕE TERRITÓRIOS INDIGENAS DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL E O GOVERNO E CONGRESSO FROUXO ACEITA, INTERFEREM NA NOSSA SOBERANIA, FALTA PATRIOTISMO…OS EUROPEUS TEM 0,3 por cento de floresta e manda o brasil presrvar 80 por cento é o cumulo do entreguismo.. prossimo passo a inernacionalização da amazonia e os babacas aceitam..

Fechado para comentários.