Manoel Pioneiro (PSDB) é eleito prefeito de Ananindeua (PA)

Manoel Pioneiro (PSDB) (de amarelo) será prefeito do município pela terceira vez

O candidato do PSDB à Prefeitura de Ananindeua, Manoel Pioneiro, venceu as eleições municipais em Ananindeua (município da região metropolitana de Belém). O tucano será prefeito do município pela terceira vez. O tucano Manoel Carlos Antunes foi eleito primeiro em 1996 e reeleito em 2000. Já atuou como deputado estadual pelo Pará por quatro vezes e preside a Assembleia Legislativa do Pará desde fevereiro de 2011.

Durante a campanha, o tucano reforçou feitos de suas antigas gestões, como a diminuição de invasões de terras e a implementação de programas de urbanização e asfaltamento de avenidas. Em seu programa de TV, enfatizou ainda os problemas de infraestrutura deixados pela atual gestão do prefeito Helder Barbalho (PMDB) prometendo corrigi-los.

Os candidatos Chicão (PMDB), Eliel Faustino (PR), Luís Freitas (PT), Vavá Costa (PPS), João Bernardes (PV) e Professor Edivaldo (PSOL) também concorreram ao pleito.

O candidato peemedebista ficou na segunda colocação. Francisco Melo, conhecido como Chicão, foi eleito vereador pelo município por três vezes e presidiu a Câmara Municipal de Ananindeua por três períodos legislativos entre os anos de 1994 e de 2001 até 2004. Foi vice da chapa do atual prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e, em 2010, foi eleito deputado estadual, cargo ao qual se licenciou para concorrer à prefeitura.

Nas eleições deste ano foi a primeira vez que o município veiculou o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio. Embora a cidade não tenha uma emissora geradora, a Justiça Eleitoral do Pará entendeu que há condições técnicas de transmissão, a partir da cidade vizinha de Belém, e que o município atende aos requisitos do Artigo 48 da Lei das Eleições.

Neste ano também foram veiculados os primeiros debates entre os candidatos a prefeito na televisão pelas emissoras “TV RBA” e “TV Record”.

Localizada na região metropolitana de Belém, Ananindeua já foi considerada cidade-dormitório da capital paraense e, atualmente, tem a segunda maior economia do Pará com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 3,2 bilhões.

A população chega a quase 472 mil habitantes de acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 276,6 mil são eleitores.

 Fonte: UOL Eleições

Deixe um comentário