TSE nega envio de tropas federais para Manaus e São Luís

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou ontem (25) os pedidos dos tribunais regionais eleitorais (TREs) do Amazonas e do Maranhão para o envio de tropas federais para Manaus e São Luís. Os ministros entenderam que o efetivo policial dos estados é suficiente para garantir a segurança do pleito uma vez que as capitais são os únicos municípios que terão segundo turno.

No caso de São Luís (MA), o pedido de auxílio das tropas foi enviado ao TRE pelos candidatos que disputam o segundo turno na capital maranhense, motivados pela divulgação na internet de uma gravação em vídeo em que policiais e bombeiros aparecem em um encontro político dizendo que usarão “táticas militares” para ajudar a eleição de um dos candidatos.

No Amazonas, no primeiro turno, o TSE concordou com o envio de tropas para Manaus e outros municípios por causa da dificuldade de atuação da polícia no estado. Para o segundo turno, no entanto, os ministros entenderam que há efetivo suficiente para garantir a segurança na capital amazonense. As decisões foram proclamadas em reunião administrativa do tribunal.

Por: Mariana Jungmann
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Aécio Amado

Deixe um comentário