Santo Antônio inicia operação de décima turbina

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial de sua décima unidade geradora, atingindo potência de 713,5 MW. A unidade é a segunda a entrar em funcionamento na casa de força localizada na margem esquerda do rio Madeira. Na casa de força da margem direita, já estão em operação oito turbinas.

Segundo o consórcio Santo Antônio Energia, responsável pela construção e operação da hidrelétrica, os testes para a entrada em operação da 11ª unidade geradora já foram iniciados. O cronograma das obra e de geração da hidrelétrica está dentro do previsto, informa a empresa.

Em 2013, outras 17 turbinas entrarão em operação comercial, totalizando 27 unidades geradoras. Até o fim deste ano, a previsão é que hidrelétrica esteja operando com mais de 60% da sua capacidade total.

Em novembro de 2015, quando estiver em pleno funcionamento com todas as suas unidades em operação, a hidrelétrica terá capacidade para gerar 3.150 MW, informou o consórcio. A energia é suficiente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas.

A usina, uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entrou em operação comercial em março de 2012 e deve custar R$ 16 bilhões. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).

Por: Claudia Facchini
Fonte: Valor Econômico 

Deixe um comentário