21 frigoríficos de Mato Grosso são acusados de abate ilegal

Vinte e um frigoríficos de Mato Grosso, os quais abateram irregularmente mais de 21 mil animais terão que ressarcir os cofres públicos em R$ 211 milhões, conforme determina da ação judicial proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), em função do descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para a regularização da cadeia produtiva da carne. O prazo para a assinatura encerrou no dia cinco de abril.

Conforme o MPF, o acordo previa que os frigoríficos se comprometeriam a deixar de abater e comercializar animais oriundos de áreas embargadas pelo Ibama por desmatamento ilegal, fazendas localizadas dentro de terras indígenas ou que constam da lista suja do trabalho escravo. Ao todo 26 frigoríficos serão penalizados.

Ação impetrada pelo MPF solicita a indenização por danos ambientais e a sociedade no valor de R$ 556.990 milhões e atinge o Estado de Mato Grosso, como também Amazonas e Rondônia e faz parte de uma ampla atuação pela regularização da cadeia produtiva da carne nos Estados da Amazônia brasileira.

De acordo com o cruzamento de dados das guias de transporte de animais, que trazem a informação do local de origem do animal e o destino, foi possível identificar o abate de 55.699 animais. Esses frigoríficos compraram animais de fazendas em situação irregular de desmatamento, sem licenciamento ambiental, constantes da lista suja do trabalho escravo e localizadas dentro de terra indígena.

Vale ressaltar que o histórico do diálogo entre o MPF com as indústrias beneficiadoras e exportadoras de carne bovina teve início no Estado do Pará, passando pelo Acre até chegar em Mato Grosso. Cerca de 100 frigoríficos assinaram o TAC e se comprometeram a seguir as novas diretrizes.

Confira os frigoríficos acionados pelo MPF

Guaporé Carnes S/A

Brasfri S/A

Carnes Boi Branco

Valegrande Industria Comércio de Alimentos S/A

Abatedouro 3 Irmãos Ltda

Agroindustrial Alimentos S/A

Alvorada Agroindustrial Industria Alimentos S/A

Bombonato Industria de Alimentos Ltda ME

BRF Brasil Foods S/A

Frigal Frigorífico Ltda

Frigorífico José Bonifácio Ltda

Frigorífico Nova Carne Ltda

Frigorífico RS Ldta EPP

Frigovale do Guaporé Comércio e Industria

Frig’West Frigorífico Ltda

Marceli Sampaio Correa ME

Navi Carnes Ind.  E Comercio Ltda

Plena Alimentos Ltda

Rodrigo Silva Moares Cia Ltda
Sadia S/A

Superfrigo Ind e Comércio S/A

Por: Izabela Andrade e Rubens de Souza
Fonte:  24horasnews

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.