“Nosso domínio sobre a Amazônia está relacionado com a capacidade de formar e fixar pessoal qualificado”

A afirmação é do diretor do Inpa, Adalberto Val, sobre a relevância dos programas de pós-graduação oferecidos pelo Instituto, que este ano, completam 40 anos

Em 2013, os programas de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) completam 40 anos, desde a criação do programa de Botânica em 1973. Ao longo deste tempo, foram produzidas mais de 1.800 dissertações e teses que contribuem com a produção científica na região amazônica.

Formar pesquisadores qualificados influencia diretamente as estratégias que podem ser tomadas na região, uma vez que, segundo o diretor do Instituto, Adalberto Val, é relevante não só entender os processos em curso na Amazônia, mas o que é necessário para um futuro adequado para a região, compatibilizando floresta e demandas sociais.

“É muito diferente atender demandas de uma população em um ambiente estruturado do que atendê-las em um ambiente diverso como a Amazônia. A mobilidade na região requer uma série de ações diferentes daquelas que são requeridas em lugares estruturados, e só podemos conseguir atender essas demandas por meio de novas tecnologias e informações. A pós-graduação tem o papel fundamental na capacitação de pessoal para produzir essa informação. Eu diria que o nosso domínio sobre a Amazônia está diretamente relacionado com a nossa capacidade de formar e fixar pessoal qualificado e de alto nível na região”, afirma Val.

Ainda segundo o diretor e pesquisador do Instituto, a formação de mão-de-obra qualificada para a região não se aplica na atuação apenas em academias ou instituições de pesquisa. “Nós estamos em um movimento hoje mundial para um novo paradigma de relação das pessoas com seus ambientes, estamos em um processo de transição. Esse processo não vai só afetar apenas os países envolvidos ou a sociedade que está mais estruturada, mas ele vai ter reflexo por todo o sistema de uma maneira geral. Por isso, quanto maior e mais robustas forem as informações que você tem para um dado ambiente, melhores serão as intervenções que poderá fazer. E as informações vêm da produção científica, que decorre da capacitação profissional”, conclui.

Comemoração dos 40 anos

Segundo a coordenadora de capacitação, Beatriz Ronchi Teles, a comemoração dos 40 anos dos programas de pós-graduação será nos dias 12, 13 e 14 de novembro, quando ocorrerá a Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr, mais alta homenagem conferida pelo Inpa a brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço da docência, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação no âmbito de seus programas de pós-graduação.

Por: Raiza Lucena
Fonte: INPA

Deixe um comentário