Debate na internet discutiu a PEC 215 e outros ataques aos direitos indígenas na última sexta

A Pós-TV promoveu na última sexta-feira (20/9), às 16h, um debate sobre os principais projetos e medidas que atentam contra os direitos indígenas, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227.

A PEC tira do Executivo e transfere ao Congresso a prerrogativa de aprovar as demarcações de Terras Indígenas (TIs). Na prática, significará a paralisação das demarcações. Já o PLP 227 abre essas áreas à exploração econômica do agronegócio, empresas de energia e mineração, entre outros.

Participaram da discussão Márcio Santilli, sócio fundador do ISA e ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai); Kléber Karipuna, membro da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Márcio Astrini, coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace; e o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Também foi discutida a conjuntura política dos ataques aos direitos dos povos indígenas, incluindo a composição e força da atual bancada ruralista, a posição do governo e atual situação do processo de demarcação de Terras Indígenas.

Se você perdeu o debate, poderá assisti-lo aqui:

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental

Deixe um comentário