Novos vídeos convocam para Mobilização Nacional Indígena

Estão circulando na internet novos vídeos sobre a Mobilização Nacional Indígena, convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), de hoje (30/9) a sábado (5/10), quando a Constituição completa 25 anos.

O primeiro deles fala sobre a luta dos povos indígenas, há 25 anos, para garantir os direitos sobre suas terras na Carta Magna. Menciona as ameaças que esses direitos sofrem hoje e convida a sociedade a participar da mobilização. O filme foi realizado a pedido de três organizações do povo Kaipó pela produtora Cinedelia, com produção e montagem de André D´Elia (veja abaixo).

Outro vídeo publicado, com mensagem semelhante, traz o depoimento de Sônia Guajajara, da coordenação da Apib.  Em outro depoimento filmado, o líder Marcos Tupã convoca as pessoas a participarem do ato público que acontecerá em frente ao MASP, na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 2/10, às 17h (veja abaixo).

Outras lideranças indígenas importantes já tinham gravado vídeos similares .

A série de protestos foi convocada para defender a Constituição, os direitos de povos indígenas e tradicionais e o meio ambiente. O objetivo é protestar contra o ataque generalizado aos direitos territoriais dessas populações que parte do governo, da bancada ruralista no Congresso e do lobby de grandes empresas de mineração e energia.

A mobilização é apoiada por organizações indígenas e indigenistas, como o ISA, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a Comissão Pró-Índio de São Paulo, mas também por outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil, como o Greenpeace, a Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (Conaq) e o Movimento Passe Livre (MPL), entre outros.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental

Deixe um comentário

2 comentários em “Novos vídeos convocam para Mobilização Nacional Indígena

  • 17 de novembro de 2013 em 16:29
    Permalink

    Eu apesar pertencer a etnia indígena ,sou favorável e solidário as reevidicações indígenas pois além de tudo eles sempre foram e são os donos destas terras.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2015 em 11:16
    Permalink

    Sim, Pedro, isto e9 deccoramia. c9 deccoramia porque tudo o que indicou e9 do conhecimento de todos os cidade3os desses paedses e, quando estes escolhem nas urnas, team toda a informae7e3o e0 sua disposie7e3o e podem votar em TODOS os partidos e ne3o sf3 nuns quantos que O PARTIDO GOVERNANTE DEIXA DE EXISTAM COMO NA RdaSSIA. c9 deccoramia porque no Ocidente ningue9m concebe que sites dos jornais sejam atacados no dia das eleie7f5es, que mae7os de boletins de voto previamente preenchidos sejam deitados em segredo para dentro das urnas, que observadores de partidos da oposie7e3o nas mesas de voto sejam expulsos antes da contagem de votos, que grupos de pessoas em autocarros sejam propositadamente transportados de mesa em mesa de voto para votarem no partido governante, no fundo que as violae7f5es sejam de tal forma gritantes que ate9 um partido que duplicou a votae7e3o disse precisamente isso em pfablico. As pessoas na Rfassia ne3o votam em quem manda, votam naqueles em quem lhes mandam votar.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*