Ato em defesa dos direitos indígenas e quilombolas acontece nesta quarta (2/10) em São Paulo

Os protestos em defesa dos direitos territoriais de índios, quilombolas e populações tradicionais continuam hoje.  Em São Paulo, a manifestação acontece às 17h, no vão livre do Masp, na Av.  Paulista.  Participe!

A série de protestos convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para defender a Constituição, os direitos de povos indígenas e tradicionais e o meio ambiente em vários locais do Brasil continua hoje e ao longo desta semana.  Em São Paulo, um Ato Público, convocado pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGI), vai acontecer a partir das 17h, no vão livre do Masp, na Av.  Paulista.  Mais informações aqui http://yvyrupa.org.br/?p=73

O objetivo é protestar contra o ataque aos direitos territoriais dessas populações em curso no Congresso Nacional. A manifestação vai contar com a participação de índios Guarani e de outras etnias, além dos quilombolas do Vale do Ribeira.

Ontem, terça-feira, 1 300 manifestantes fizeram uma passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eram índios, quilombolas e trabalhadores rurais. (Saiba aqui como foi o protesto em Brasília).

A mobilização é apoiada por organizações indígenas e indigenistas, como o ISA, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a Comissão Pró-Índio de São Paulo, mas também por outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil, como o Greenpeace, a Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (Conaq) e o Movimento Passe Livre (MPL), entre vários outros. O Mídia Ninja transmitirá o ato em tempo real pela internet. Assista em http://twitcasting.tv/midianinja. As lideranças guarani informam que estarão disponíveis para a imprensa a partir das 16hs, quando já terão chegado ao Vão Livre do MASP, para reunião interna preparatória ao Ato.

Contatos para agendamento: (11) 951691747 (Cristiano), (11) 987450898/972040234 (Daniel) e (11) 98312601 (Lucas) Email: comissaoguaraniyvyrupa@gmail.com

Confira a programação de hoje 2/10 em outros locais

13h (horário local) – Em frente à Embaixada brasileira em Londres, 14-16 Cockspur St. SW1Y 5BL

14h30 – Audiência Pública sobre os 25 anos da Constituição Federal e os direitos indígenas e Instalação da subcomissão de assuntos indígenas da Comissão de Legislação Participativa (CLP) na Câmara, Congresso Nacional, Brasília (DF)

18h | Ato Público na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), Av.  Visconde de Souza Franco, n° 72, Bairro Reduto (Doca), Belém (PA)

Durante todo o dia

Encontro dos Povos Indígenas de Roraima no abraço a Roraima e comemoração dos 25 anos da Constituição, comunidade Sabiá, Terra Indígena São Marcos, município de Pacaraima (RR)

2/10 a 4/10 – Seminário Políticas Culturais e Povos Indígenas – A escola e outros problemas.  Prédio de Ciências Sociais da Cidade Universitária, Salas 14 e 08, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP)

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental

Deixe um comentário