Plataforma Liderança Sustentável promove encontro regional em Belém

Presidente da Alcoa e diretor de Operação da Eletrobras participam do evento, no dia 4 de outubro.

A Plataforma Liderança Sustentável chega ao Pará, no dia 4 de outubro, para realizar o sexto encontro regional de 2013. Franklin Feder, presidente da Alcoa, Wady Charone Júnior, diretor de Operação da Eletrobras, e Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma, irão palestrar para cerca de 150 pessoas no Auditório Albano Franco, do SESI Belém.

Realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará, o encontro será aberto pelo presidente da FIEPA, José Conrado Santos. Em seguida, Voltolini prepara o público para as palestras principais, abordando brevemente, como de costume, as características dos líderes sustentáveis – como eles pensam, agem e em que valores acreditam.

Valores como a ética altruísta, o respeito à natureza e à diversidade e a intuição certamente estarão presentes no discurso de Franklin Feder, para quem “saber ouvir – tanto o meio social quanto o meio ambiente talvez seja o mais importante deles”. Segundo o presidente da Alcoa, o que torna uma liderança sustentável não é apenas a sua capacidade de comandar ou de executar, mas sua disposição para a escuta e o diálogo. Os desafios e conquistas do “empreendimento-modelo” da empresa em Juruti, no oeste do Pará, dedicado à mineração e beneficiamento primário de bauxita, devem ilustrar os conceitos do líder.

Charone Júnior, por sua vez, vai discorrer sobre a importância dos líderes no processo de inserção da sustentabilidade nas organizações a partir de sua experiência na Eletrobras, onde a tarefa de conectar as diretrizes da alta liderança com a prática na área produtiva está sob sua responsabilidade. O Mapa Estratégico das Empresas Eletrobras dará suporte à palestra do diretor.

Ao final do evento, habitualmente os participantes não apenas fazem perguntas aos palestrantes, mas também respondem questões provocativas de Voltolini para, em seguida, serem aconselhados por Feder e Charone, como um coaching personalizado. Trata-se de uma oportunidade exclusiva de interação e troca de experiências.

No período da tarde, o workshop Liderança Sustentável: como inserir a sustentabilidade na gestão e na cultura da empresa leva ao público cases de inspiração e educação de líderes para a sustentabilidade e propõe dinâmicas de grupo. O objetivo é conscientizar os gestores locais sobre a importância e o papel de cada um na transformação das organizações.

O conteúdo do treinamento inclui:

– Os dez desafios da gestão sustentável nas empresas:

– Como inserir a sustentabilidade na gestão e na cultura da empresa.

A Plataforma Liderança Sustentável já realizou cinco encontros regionais em 2013: Goiânia/GO (27/02), Joinville/SC (06/03), Curitiba/PR (12/03), Manaus/AM (18/06) e Porto Alegre/RS (26/06). No dia 30 de outubro, acontece, ainda, o terceiro encontro nacional do movimento e o lançamento do segundo livro da Plataforma Liderança Sustentável: Escolas de Líderes Sustentáveis (Campus Elsevier), de Ricardo Voltolini, relatando as experiências dos líderes que integram a etapa educacional do programa.

Serviço:

O quê: Encontro Regional da Plataforma Liderança Sustentável em Belém

Quando: 04/10/2013, das 8h30 às 16h30

Onde: Auditório Albano Franco (Trav. Quintino Bocaiúva, 1588, térreo)

Capacidade: 150 lugares

Inscrições: http://www.fiepa.org.br/index.php?option=com_rsform&formId=3

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini. O livro relata a experiência de 10 presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam. Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de 10 novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a http://www.ideiasustentavel.com.br/lideres/.

Fonte: Ideia Sustentável

Deixe um comentário