Em encontro no Inpa Braga ressalta papel da ciência e propõe parque tecnológico no AM

O senador participou de reunião do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA) que discutiu “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia”

Durante a 32° reunião do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) o senador e líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), afirmou nesta sexta-feira (29) que pretende propor mecanismos para a formação de um parque tecnológico em Manaus. Braga foi convidado pelos pesquisadores que fazem parte do GEEA para debater o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia”.

Braga, que foi vereador, prefeito de Manaus e governador do Amazonas (2003-2010), falou sobre a proposta de criação de um parque tecnológico em Manaus. “Assim como temos um Polo Industrial, queremos um parque tecnológico que conte com o apoio da academia. Na realidade, pretendemos pegar os recursos da pesquisa e desenvolvimento na Lei de Informática e criar um marco regulatório que obrigue (as empresas) a não mais investir em institutos das empresas. A ideia é que possamos usar universidades públicas e privadas, mas de preferência as públicas, para vincular esses recursos dentro de um centro tecnológico. O momento é de dar saltos em relação à ciência e tecnologia”, disse

Durante o encontro foram debatidas questões como acesso ao patrimônio genético da Amazônia, desenvolvimento econômico sustentável a partir das pesquisas e a questão das patentes na região. Braga destacou ainda o papel do Inpa como instituto colaborador para tomada de decisões. “A ciência e a tecnologia é uma das ferramentas que romperão os grilhões que nos prendem à pobreza principalmente no interior do Estado. Portanto, o debate no Inpa com a comunidade cientifica irá colaborar para a formação desse futuro e o Inpa sempre foi a vanguarda nas revoluções nessa área na nossa região” afirmou.

Participaram da reunião o diretor do Inpa, Adaberto Val; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti), Odenildo Sena; o superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Viana; o geógrafo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) José Aldemir, dentre outros pesquisadores e membros da comunidade científica.

O diretor do Inpa ressaltou a educação como fator fundamental para o desenvolvimento do país e afirmou que os debates no GEEA colaboram para a tomada de decisões seguras com base na ciência. “Há um reconhecimento cada vez mais amplo da ciência para o desenvolvimento sustentável da região amazônica e hoje a presença do senador Eduardo Braga trouxe uma nova dimensão aos trabalhos que o GEEA vem desenvolvendo no Amazonas”, destacou Val.

De acordo com Geraldo Mendes, secretário-executivo do GEEA, a presença do senador trouxe para o grupo um grande destaque, o que mostra o trabalho e ações estratégicas que o mesmo desenvolve. “É um marco relevante e histórico, que nos traz a certeza de que o grupo está no caminho certo, e temos a certeza de que estamos mais valorizados e reconhecidos, o que gera na equipe maior entusiasmo. Daqui para frente são novos passos e um novo patamar”, acredita.

GEEA

O GEEA é um fórum permanente e multidisciplinar do Inpa que visa analisar questões relevantes para a região e socializar informações produzidas pela ciência. É formado por pesquisadores, professores, gestores, executivos, militares, religiosos, poetas e outras categorias profissionais.

Cerca de 100 pessoas participam como membros do GEEA, que é coordenado pelo diretor do Inpa, Adalberto Luis Val. Até o momento já foram realizadas 32 reuniões, cada uma tratando de um tema específico, como Biodiversidade, Recursos pesqueiros, Geodiversidade, Educação, Humanismo, Recursos pesqueiros, Ciência & Religião, Ecopolítica, O papel do Estado e Segurança Nacional na Amazônia.

Além das reuniões, o principal resultado da atividade do Grupo é a obra denominada Caderno de Debates do GEEA, que vem sendo publicada em série, e já está indo para o sexto volume.

Por Leonardo Gerônimo e Daniel Jordano
Fonte: INPA 

Deixe um comentário

2 comentários em “Em encontro no Inpa Braga ressalta papel da ciência e propõe parque tecnológico no AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*