Prêmio AgroTalento 2013: “Meu maior acerto foi confiar no meu pai, que me estimulava a trabalhar na fazenda”

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que visa identificar e reconhecer os talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença no nosso setor.

O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou na última segunda-feira, 2 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores será na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Ranch Steak, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com André Luiz Sverzut, um dos finalistas na categoria Produtor – Mato Grosso.

André Sverzut se considera uma pessoa simples, humilde, mas detalhista, sistemático e persistente nas idéias que considera importante.

André diz que tem uma família maravilhosa, com duas filhas gêmeas. Sua esposa também é veterinária e o apoia, sempre o guiando quando ele está na direção contrária.

André trabalha com o que mais gosta, então seu dia de trabalho é sempre mais interessante e prazeroso do que o dia anterior.

No momento, ele e sua equipe estão criando cada vez mais um ambiente saudável e sustentável na cadeia produtiva, com palestras e cursos intensivos para os colaboradores e familiares.

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

André Luiz Sverzut: Gosto do ciclo completo, mas trabalhar com reprodução é mais gratificante.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

André Luiz Sverzut: O acerto foi confiar no meu pai, que me estimulava muito para ir para a fazenda com ele nos finais de semana, quando ainda jovem, e eu só segui o meu instinto em gostar de natureza e grandes animais (bovinos) fazendo tudo com muita dedicação e persistência, pois assim é muito difícil dar errado.

A minha maior realização foi conseguir a formatura, pois gostava somente de ir para a fazenda, mas estudar era um trabalho árduo.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

André Luiz Sverzut: Bom, somente a indicação já foi um enorme prêmio, principalmente numa empresa tão renomada e acessada igual ao BeefPoint, que tem como diretor uma das pessoas mais competentes do Brasil. Eu já assisti muitas palestras com o Miguel e cada vez a admiração profissional por ele só cresce.

Na minha opinião a indicação veio por uma série de fatores positivos, como produção sustentável, rentável e que agrega valores pessoais.

A realização até hoje é de chegar aqui em Barra do Garças recém formado e com trabalho, crescendo e conseguindo espaço pelo caráter e competência e chegar onde estou hoje, na diretoria de uma empresa muito sólida como a Agropecuária Vale do Sonho.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

André Luiz Sverzut: A gestão de pessoas foi um dos maiores desafios, pois aprendemos somente com a vida e exemplos que deram certo, mas hoje está superado e sempre temos erros e o mais importante é aprendermos com eles.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

André Luiz Sverzut: Uma gestão muito enxuta em ano de custos altos, sem perder o foco em qualidade de trabalho.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

André Luiz Sverzut: Aprimorar mais a gestão e focar mais na produção de carne de qualidade, onde temos o nosso foco e também os parceiros como o programa do Pão de Açúcar com os animais da Raça Rubia Galega e alguns nichos do JBS.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

André Luiz Sverzut: Fazendo-os participar desde o princípio “in loco” de toda a cadeia, para saberem como acontecem todas as etapas de produção no campo e o tanto que temos qualidade de vida nas fazendas.

Nas minhas férias, quando jovem, ficava nas fazendas de amigos e em lojas veterinárias nas cidades ajudando, olhando e aprendendo.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

André Luiz Sverzut: Esta indicação do BeefPoint já responde isto, pois todas as pessoas indicadas já são exemplos que deram certo como produtores e profissionais, engajados em sempre fazer o bem à tudo e à todos e melhorando o nosso meio, que é um dos mais pessimistas e desunidos de todos os ramos.

A minha admiração é toda para o Miguel Cavalcanti, pois somente ele tem a visão em promover eventos como este. Você aprende muito, troca muitas informações, é quase mais importante que a faculdade, pois temos muitos profissionais teóricos para serem bons professores, mas para atuar no campo são uma pequena minoria.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

André Luiz Sverzut: Acredito na sustentabilidade!

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

André Luiz Sverzut: São muitas as fazendas que estão fazendo com sabedoria os seus trabalhos, é muito difícil você indicar somente uma, mas em gestão da pecuária eu indicaria a Agropecuária Fazenda Brasil.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

André Luiz Sverzut: Lutar sempre com unhas e dentes, defendendo a nossa classe e desistir jamais.

Fonte: BeefPoint

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.