Diálogo com governo no 20º Grito da Terra é positivo, diz Contag

As audiências com o governo federal realizadas no 20º Grito da Terra Brasil estão sendo positivas, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).  As reuniões tiveram início na última terça-feira (13) e seguem até a próxima semana.

Segundo o presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, a expectativa é que na terça (20) ou quarta-feira (21) o grupo seja recebido pela presidenta Dilma Rousseff. “Já negociamos a pauta com 15 ministros diretamente e os diálogos estão sendo positivos e respeitosos. Eles nos recebem, todo mundo tem o direito de falar, as negociações são muito duras, o clima às vezes esquenta, mas o tratamento é muito respeitoso”.

Broch explica que alguns pontos da pauta de reivindicações, com mais de 300 itens, já foram aceitos pelo governo e devem se consolidar na próxima semana. “É um misto de sentimentos: tem coisas que os próprios ministros sinalizaram que dá para avançar; outras ainda dependem do núcleo de governo decidir. Quando a reivindicação envolve recursos ou mudanças conjunturais, eles ainda estão se reservando o direito de discutir melhor”.

Hoje (16), o grupo de negociadores da Contag, com representantes das 27 federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags), tem audiências marcadas nos ministérios da Justiça e do Planejamento. Na segunda-feira (19), as reuniões acontecem na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para terça-feira (20), o dia D do Grito da Terra, estão previstas mobilizações em todo o país.

Por: Andreia Verdélio
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Denise Griesinger

Deixe um comentário