Comunidade na Floresta Amazônica assiste ao Brasil sem energia elétrica

Moradores de Monte Cristo, no município de Itacoatiara (AM), alugam um gerador e compram o combustível para acompanhar à Seleção na Copa do Mundo

Evanilson Farias é quem dá o "play" para a energia elétrica (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

A três dias da seleção brasileira entrar em campo contra o Camarões pelo jogo que pode garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, uma turma no meio da Floresta Amazônica mostra que está ligada no time canarinho, nem que seja por poucas horas e no dia do jogo. Trata-se da Comunidade Monte Cristo, no município de Itacoatiara (AM), distante 176 km da capital Manaus. O local não tem energia elétrica.

Para acompanhar os jogos da Seleção os moradores de Monte Cristo contam com um ‘privilégio’ raro no local, a televisão ligada. Para funcionar o aparelho sem energia elétrica a solução foi o aluguel de um gerador a base de diesel. A ‘Arena Amazônia’ da comunidade é uma escola onde fica a TV, e o chefe de delegação (que liga o gerador) é o morador Evanilson Farias.

– Com a quantidade de combustível que tem, o gerador funciona por duas horas, tempo suficiente para assistir ao jogo – conta Farias.

Raimundo ajeita antena e liga TV para os jogos da Seleção serem transmitidos (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O dinheiro do combustível e o aluguel do gerador são divididos entre os moradores da comunidade. O agricultor Raimundo Venildon é o “Felipão” de Monte Cristo, técnico improvisado para ajeitar a antena e fazer a imagem pegar com maior nitidez.

– É uma emoção grande e mexe com a gente – fala Venildon sobre o sentimento no dia dos jogos da Seleção.

Enquanto o jogo não começa outra importante frente trabalha para que a transmissão conte com um bom público. Robenildo é o chefe de torcida de Monte Cristo e passa nas casas para convocar as pessoas.

– Passo nas casas e chamo todos para assistirmos ao jogo juntos, para vibrarmos com muita força e garra e ver a Seleção ganhar – diz o chefe de torcida de Monte Cristo.

Torcida vibra quando a TV é ligada na comunidade no meio da floresta (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário