Filhote de peixe-boi, encontrado no interior do Amazonas, receberá cuidados no Inpa, em Manaus

O peixe-boi chega hoje, 30, às 16h30 ao Instituto. Ele foi encontrado no município de Itapiranga – AM, no último domingo, 27

O filhote é uma fêmea de aproximadamente três meses de vida. Estava sendo mantido em cativeiro há dois dias na Comunidade Inajatuba, zona rural do município de Itaituba, distante da capital amazonense 356 km. O animal está muito magro e tem ferimentos em uma das nadadeiras. Ele foi encontrado por um pescador às margens do lago Uixi, no último domingo, 26.

“Quando eu vi o filhote, fiquei alguns minutos observando se a mãe estava por perto. Aí vi que estava só, peguei e levei pra casa. Avisei a minha filha que estava na cidade para ela ligar para o Inpa”, conta Jerônimo Matos, pescador.

Na manhã de hoje, pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi – Ampa e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa/MCTI, foram até o município, com apoio da Prefeitura de Itapiranga-AM; para buscar o filhote, que deverá passar por procedimentos médicos no Centro de reabilitação do Instituto.

Segundo o veterinário do Inpa/MCTI, Anselmo D´Affonseca, o filhote deverá ficar em quarentena. “Ele já recebeu a fórmula láctea, desenvolvida no LMA/Inpa, assim que a equipe chegou ao local e deve ainda ser submetidos a alguns exames para que tenhamos um diagnóstico mais completo do quadro de saúde.”, ressalta.

Por Séfora Antela
Fonte: Inpa

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*