Queimadas: Focos de calor aumentam 35% no Mato Grosso

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso ainda é campeão de queimadas no país

Com o fim do período chuvoso, e a péssima prática de queimar o lixo, as queimadas urbanas também preocupam

Focos de calor aumentaram 35% em Mato Grosso em relação ao ano passado. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado é campeão de queimadas no país.

Entre janeiro e julho, Mato Grosso registrou mais de 6,8 mil focos de queimadas. Durante o mesmo período de 2013, o Estado havia acumulado 5 mil ocorrências.

Até agora, Mato Grosso continua como o que mais registra focos de queimadas no país. Para fins de comparação, Tocantins, que ficou com a segunda colocação no ranking das queimadas, teve 3,6 mil focos registrados, pouco mais da metade do que o contabilizado em Mato Grosso.

Somente no mês de julho, mais de 1,3 mil focos de queimadas foram registrados no Estado.

Conforme o Sistema de Monitoramento de Queimadas por Satélites do Inpe, até agora os satélites captaram 28.273 focos de calor em todo o país. Um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o sistema captou 19.553 focos.

Com o fim do período chuvoso, e a péssima prática de queimar o lixo, as queimadas urbanas também preocupam. Na Capital, a Prefeitura de Cuiabá, através do Programa de Combate às Queimadas montou uma força-tarefa para tentar reduzir os índices.

De acordo com o coordenador do programa, Oscar Amélito, nos últimos 25 dias foi registrado 45 focos de calor no município. Segundo ele, uma melhora em relação a anos anteriores.

Ainda assim, a Prefeitura notificou mais de 800 terrenos para que os proprietários façam a limpeza e evitem que o local pegue fogo. Dez proprietários já foram multados pela Secretaria de Meio Ambiente do município.

Conforme Oscar, a população tem se conscientizado e ajudado na limpeza. Segundo ele, a prefeitura também vem fazendo a sua parte com o trabalho preventivo, que começou desde o dia 10 de junho, limpando ruas, avenidas, praças e estradas. O Programa também incui terrenos nos quais não há notícias sobre os proprietários.

As pessoas que tiverem uma área maior e precisarem de licença especial para efetuar a limpeza deverão procurar a prefeitura para a autorização da limpeza com máquina.

Caso haja fogo ou fumaça o cidadão pode denunciar através do telefone de emergência 193. A denúncia sobre terrenos baldios pode ser feita pelo telefone (65) 3616-9614.

Por: Gustavo Nascimento
Fonte: Diário de Cuiabá 

Deixe um comentário

Um comentário em “Queimadas: Focos de calor aumentam 35% no Mato Grosso

  • 23 de agosto de 2015 em 5:12
    Permalink

    paulo Henrique – ole1 marcio sou muciso tb!!! sou de cuiabe1-MT, pow muito massa essa historia ai!!! sou fe3 do seu trabalho e meu objetivo e9 trabalhar como vcs Marcio Kwen,Anderson Karan,Giuliano Ferraz,Lau Gomes e dentre outros trabalho com uma cantora BRUNA VIOLA e quero chegar ao grande centro como vcs abrae7os!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*