CMA ouve presidente da Funai sobre políticas públicas para índios isolados

Por falta de quorum, não houve votações na reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) desta terça-feira (5). O senador Blairo Maggi (PR-MT), que após licença anunciou seu retorno ao mandato e à presidência da comissão, anunciou uma audiência pública com a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, nesta quarta-feira (6).

No debate, marcado para as 9h, serão debatidas políticas públicas voltadas aos indígenas, em especial no que diz respeito à qualidade de vida de índios isolados e de recente contato. Também foi convidado para o debate o coordenador da área de Índios Isolados da Funai, Leonardo Lenin dos Santos.

Blairo Maggi aproveitou para chamar a atenção para a necessidade de também discutir a política de demarcação de terras indígenas. Segundo afirmou, com 13% do território brasileiro correspondendo a terras indígenas, a demarcação não resolverá todos os problemas enfrentados por essa população atualmente. Ele também rechaçou o título de de “anti-indigenista” que “insistem em colocar contra quem levanta a voz”.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário