Imazon: No mês de setembro desmatamento da Amazônia aumentou 290% em relação ao ano passado

Segundo os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) divulgados no domingo (19) a Amazônia Legal perdeu 402 quilômetros quadrados de florestas no mês de setembro de 2014. Isso representa um aumento de 290% em relação ao mesmo mês em 2013, quando o desmatamento somou 103 quilômetros quadrados.

Rondônia foi o estado que mais desmatou (33%), seguido do Pará (23%), Mato Grosso (18%) e Amazonas (12%), Acre (10%), Roraima (4%) e Tocantins (1%). Segundo o Imazon foi possível monitorar 93% da área florestal na Amazônia Legal enquanto que em setembro de 2013 o monitoramento cobriu uma área menor (79%) do território.

As florestas degradadas (quando a floresta não é completamente suprimida) somaram 624 quilômetros quadrados em setembro de 2014. Em relação a setembro de 2013 houve um aumento de 3.797%, quando a degradação florestal somou 16 quilômetros quadrados.

Os dados obtidos pelo SAD são feitos pelo Imazon que monitora toda a Amazônia Legal, com exceção do Maranhão. Os dados não são considerados oficias pelo governo que utiliza o monitoramento mensal realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse mês, porém, o governo decidiu adiar a divulgar dos dados oficias para depois das eleições.

Fonte: Amazônia.org.br
Com informações do Imazon

Deixe um comentário

2 comentários em “Imazon: No mês de setembro desmatamento da Amazônia aumentou 290% em relação ao ano passado

  • 21 de outubro de 2014 em 16:39
    Permalink

    Imazon: No mês de setembro desmatamento da Amazônia aumentou 290% em relação ao ano passado

  • 21 de outubro de 2014 em 16:37
    Permalink

    Ao Greenpeace e demais ONG`s atreladas à defesa total e preservação da Amazonia e todos os demais ecossistemas: chega finalmente a cada momento,o dia final para uma importante decisão. Qual realmente o governo que deverá dirigir o futuro (verde/amarelo/azul/branco) desta grande nação brasileira?
    Qual realmente aquele que está ai focalizado na responsabilidade, crença, patriotismo para ver na Amazonia razão de ser para o futuro desta nação e grande parte do Planeta?
    Sem mais palavras.
    Saudações cordiais.

Os comentários estão desativados.