Moradores ameaçados por indígenas são retirados da Amazônia peruana

Um total de 59 habitantes de duas comunidades na Amazônia peruana foram evacuados nesta sexta-feira para a cidade de Puerto Maldonado, capital da região Madre de Dios, após serem ameaçados por indígenas em isolamento da etnia Mashco Piro, segundo informou a vice-ministra de Interculturalidade, Patricia Balbuena.

Os habitantes das comunidades Monte Salvado e Puerto Nuevo, entre os quais há 28 crianças, chegaram a essa cidade em botes, depois de uma viagem de dois dias de duração, explicou à Agência Efe a vice-ministra, após recebê-los em Puerto Maldonado.

O grupo será hospedado em hotéis de forma temporária, enquanto uma equipe do Ministério de Cultura “sairá a campo para verificar se os Mashco Piro se retiraram ou permanecem no local”.

Os indígenas em isolamento voluntário atacaram os moradores das comunidades no fim de semana passado atirando-lhes flechas para poder entrar em suas casas e campos de cultivo e levar alimentos e animais domésticos, contou Balbuena.

A vice-ministra disse que os encontros e avistamentos entre os moradores e os indígenas eram frequentes, mas que nunca havia acontecido uma “demonstração de força”.

Os moradores estão preocupados por terem deixado suas casas e propriedades, e porque necessitarão da ajuda das autoridades locais para reconstruí-las, depois da incursão dos nativos, segundo Balbuena.

Na próxima semana será possível saber se os indígenas abandonaram as comunidades para que os habitantes possam retornar, acrescentou a autoridade.

Cerca de 200 indígenas Mashco Piro ingressaram na quinta-feira e no sábado passado em Monte Salvado, onde “depredaram algumas casas, sacrificaram animais e levaram utensílios como sogas, facões e panelas. Além disso, destruíram roupas, lençóis e os mosquiteiros dos habitantes”, segundo fontes oficiais.

Esta é a segunda ocasião em que os Mashco Piro se aproximam durante este mês de Monte Salvado, mas da vez anterior pediram bananas e outros alimentos de maneira amistosa.

Fonte: Agência Efe

Deixe um comentário

Um comentário em “Moradores ameaçados por indígenas são retirados da Amazônia peruana

  • 3 de dezembro de 2015 em 10:00
    Permalink

    Adoro todos, adoro o teu estilo, pq na veardde e9s uma vearddeira inspirae7e3o para mim.Se tiver se escolher sf3 um, escolho sem dfavida o vestido de gala vermelhor, q adorei!!Mas tb gosto mt do 1ba look da faltima linha, e do 4ba look da 3aa fila :DBjs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*