Rondônia também sofreu apagão; ao todo, foram afetados 11 Estados e DF

O Estado de Rondônia também ficou sem luz nesta segunda-feira (19). Seis cidades ficaram parcialmente no escuro ontem, incluindo a capital Porto Velho, a partir das 13h06 (horário local). As interrupções duraram de 15 minutos a 39 minutos, de acordo com a segundo a Eletrobras em Rondônia.

Ao todo, portanto, o apagão afetou 11 Estados e o Distrito Federal.

Foram atingidos São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Distrito Federal.

A usina nuclear de Angra 1 também foi desligada.

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o apagão foi decorrente, em parte, do aumento da demanda de energia no horário de pico.

Em nota publicada em seu site, o órgão disse ainda que houve “restrições de transferência de energia das regiões norte e nordeste para o sudeste”, sem explicar claramente o que isso seria. Não está claro se essas “restrições” significam falhas em linhas de transmissão ou subestações de energia.

O ONS explicou que essa situação provocou uma queda na “frequência elétrica” do sistema, provocando o desligamento automático de 11 usinas geradoras, das quais oito na região Sudeste, duas no Centro-Oeste e uma no Sul. Essas usinas produzem no total 2.200 MW. O sistema, que, segundo o ONS, opera em frequência de 60 hertz, caiu a 59 hertz, causando a falha.

Fonte Folha de São Paulo

Deixe um comentário