Disputa por terra motivou chacina em assentamento de Conceição do Araguaia (PA)

Seis colonos da mesma família foram assassinados a golpes de facão. Corpos devem chegar nesta quarta, 18, ao IML de Marabá para perícia.

Seis pessoas foram assassinadas, entre crianças e adolescentes, da mesma família, ontem (17) na região da zona rural de Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará. Amigos das vítimas da chacina, que pode ter sido motivada pela disputa de terras, lamentaram o crime.

Um casal, seus três filhos mais um sobrinho, com idades de 11, 12, e 14 anos, teriam sido mortos com golpes de facadas no assentamento da Fazenda Estiva. As vítimas despareceram na madrugada de terça (17) e os corpos foram encontrados dentro de um rio que passa na área. A polícia faz buscas na região para encontrar os responsáveis pelo crime.

Na funerária de Redenção, os amigos já aguardam para prestar a última homenagem às vítimas. Fernando era amigo da família há 10 anos. “A vida dele era trabalhar. E a Leidiana era batalhadora do lado dele. Segundo a irmã dela, tem três semanas que eles ganharam essa terra lá”, afirma Fernando.

Morador da cidade de Redenção, Haroldo também conhecia as vítimas. Segundo ele, a família realmente teria ocupado o lote no assentamento há três semanas. “Eles ganharam esse pedacinho de terra na localidade Estiva e estavam lá dentro porque o suposto meeiro não estava cuidando do lote. Parece que o presidente da associação achou por bem coloca-los lá nesse pedaço de terra”, conta Haroldo Araújo, que lamentou a perda dos amigos.

Os corpos devem chegar ainda na manhã desta quarta-feira (18) no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, na mesma região, para necropsia e posterior liberação para o sepultamento.

O delegado Antônio Miranda Neto, que investiga o caso em Redenção, explica que esta mesma terra já foi alvo de negociação e está destinada a reforma agrária, o que pode ter provocado a resistência dos posseiros. Um decreto publicado no dia 22 de setembro de 2010 “declara de interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural denominado ‘Fazenda Estiva’, situado no município de Conceição do Araguaia, Estado do Pará”.

Fonte: CPT – Comissão Pastoral da Terra
Com informações do G1 

Deixe um comentário