Fenabel fabrica cadeiras com certificação de boa gestão florestal

Fabricante portuguesa de cadeiras acaba de obter a certificação FSC®.

Para a marca Fenabel, “ser certificada pelo FSC® demonstra uma preocupação constante com a gestão responsável das florestas”, assegura Elsa Leite, CEO da Fenabel. “Ao comprar matérias-primas temos a preocupação, ao longo da cadeia de valor de produtos de origem florestal, de garantir, com a certificação FSC®, que existem boas práticas para uma melhor gestão da floresta e do patrimônio florestal”.

O processo de certificação, iniciado em Abril de 2014, passou por critérios rigorosos, por um conjunto de requisitos e terminou com uma auditoria que culminou, na primeira de semana de Fevereiro deste ano, com a atribuição do certificado pelos sistemas FSC® que é válido por 5 anos e monitorizado anualmente pela Entidade Certificadora.

Segundo Elsa Leite, esta certificação representa “um trunfo em mercados cada vez mais exigentes relativamente à matéria-prima dos produtos comercializados”. São vários os benefícios, “nomeadamente o acesso a novos mercados onde as cadeias hoteleiras e a área da geriatria, saúde e bem-estar procuram cada vez mais empresas com certificação FSC® e a Fenabel pode agora responder com um novo instrumento de qualidade e inovação a uma carteira de encomendas que valoriza a boa gestão florestal e ambiental”, sustenta a empresária.

Mundialmente são já muitas empresas que optam pelas boas práticas da gestão dos recursos florestais, assim sendo, a Fenabel inspirou-se em “alguns exemplos dos benefícios que a Certificação FSC® trouxe às comunidades, empresas e florestas no mundo inteiro”, refere Elsa Leite.

O resultado de uma certificação FSC® traduz-se em vantagens competitivas que vão desde benefícios sociais, apoio às comunidades locais na gestão das suas áreas, incentivos econômicos para melhor gestão das florestas, melhoria dos resultados ambientais e uma garantia também expressa no produto final. “Este é claramente um compromisso bem aceite aos olhos dos consumidores”, salienta Elsa Leite.

A Fenabel produz diariamente 400 cadeiras para o segmento casa, hotelaria e restauração. De referir ainda que da fábrica de Rebordosa, fundada em 1992, cerca de 70% da produção é destinada ao sector da restauração e hotelaria. O segmento decoração da casa absorve os restantes 30%. Para exportação segue cerca de 70% da produção ficando em território nacional os restantes 30%.

A empresa, atualmente com 80 trabalhadores, acumula uma experiência de “saber fazer” desde há três gerações. A marca de cadeiras portuguesa é presença assídua nas mais prestigiadas feiras mundiais de mobiliário e hotelaria. Está presente em França, Alemanha, Suécia, Reino Unido , Estados Unidos, Canadá e em alguns países africanos e asiáticos. Esta empresa familiar é PME Líder 2014 e gerou em 2014 um volume de negócios de cerca de 7 milhões de euros. Para este ano, as estimativas apontam para um crescimento residual de cerca de 5%.

Fonte: Painel Florestal

Deixe um comentário