FSC® lança campanha em vídeo sobre consumo responsável da madeira

O FSC (Forest Stewardship Council®) lança o filme Procure o Selo, que marca o início de uma nova campanha de conscientização sobre o uso da madeira focada no consumidor final. A iniciativa faz parte de um grupo de ações de fortalecimento das cadeias certificadas com o selo 100% comunitário. “Exigir o selo de garantia de origem dos produtos florestais que fazem parte do nosso dia a dia, como móveis, jornais, revistas, envelopes, embalagens e até lápis, é uma maneira de valorizarmos a floresta em pé e as comunidades tradicionais que vivem da terra”, diz Fabiola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil.

Com linguagem e elementos visuais jovens, a peça traz uma pegada mais publicitária e foge do modelo institucional visto até hoje em outros vídeos do FSC. De forma bastante didática, o vídeo mostra que cada um de nós, representados ali pelo paulistano Luís, é responsável por estimular a exploração responsável – ou irresponsável – das nossas florestas. Um consumidor consciente, portanto, deve ficar atento ao selo FSC, que nada mais é do que um link confiável entre a produção e o consumo responsável de produtos florestais. A certificação é uma ferramenta de controle da produção que serve de orientação na hora da compra.

Ponto central do filme, a certificação é, reconhecidamente, uma das principais armas de combate ao desmatamento. E, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar o meio ambiente, garante ciclos maiores e por mais tempo para os proprietários rurais e assegura serviços ambientais como o controle do regime hídrico, a fertilidade dos solos e a biodiversidade.

Quem é o FSC

O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. O FSC Brasil foi criado em 2001, com a missão de difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras. O Procure o Selo faz parte de uma série de projetos do escritório nacional para fomentar o crescimento do sistema no país. O Brasil é sexto no ranking total do FSC, atrás de Canada, Rússia, EUA, Suécia e Polônia.

Filme: Procure o selo

FICHA TÉCNICA / EQUIPE

Diretor: Junae Andreazza

Roteiro: Guilherme Aguilar

Fotografia: Junae Andreazza

Diretor de Arte: Carlos Roncoletta Jr.

Produtora: Flavia Andreatta

Produtora em campo: Ana Cristina Silveira

Montagem: André Pagnossim

Fonte: Assessoria FSC Brasil

Deixe um comentário