Governo adia vencimento do Simples em cidades acrianas atingidas pelas cheias

Os contribuintes dos municípios de Brasileia, Xapuri e Rio Branco, no Acre, terão prazo maior para o recolhimento de impostos relativos ao Simples Nacional. Uma portaria com a alteração do vencimento do recolhimento foi publicada hoje (16) no Diário Oficial da União. O estado enfrenta uma das piores cheias de sua história.

A prorrogação do prazo não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas, informa o Comitê do Simples Nacional, que pede aos contribuintes desses municípios que aguardem a atualização do aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional na internet com as alterações.

As novas datas passam a ser setembro, outubro e novembro, como consta na tabela:

De acordo com o governo local, o nível do Rio Acre em Rio Branco baixou ontem (15) 10 centímetros em 12 horas e atingiu a marca de 16 metros, na medição das 18h. Cerca de 1.800 famílias ainda estão alojadas em abrigos públicos.

No interior do estado, em 12 horas, o Rio Tarauacá baixou 12 centímetros, registrando nível de 6,78 metros, às 18h de ontem. Em Sena Madureira, no mesmo horário, o Rio Iaco registrava a marca de 16,38 metros, baixando 26 centímetros. Trinta e nove famílias permanecem em abrigos públicos e 180 em casas de parentes e amigos, totalizando 863 pessoas.

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã, segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), às 9h desse domingo, registrou a marca de 21,95 metros, quase um metro abaixo da cota de transbordamento sobre a BR-364.

Por: Daniel Lima
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Denise Griesinger

Deixe um comentário