Governo do Acre prepara operação para que desabrigados retornem para casa

Nível do Rio Acre cai e moradores devem começar a voltar para casaDiego Gurgel/Agência de Notícias do Acre

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, está baixando após registrar a pior cheia da história. O nível do rio atingiu 17,33 metros (m) na medição da manhã de hoje (7). Esta semana, chegou a 18,4 m e, ontem (6), havia baixado para 18 m. Até então, a maior cheia havia sido registrada em 1997, quando atingiu 17,66 m. Cerca de 10,6 mil pessoas permanecem em abrigos públicos na capital acriana.

Com a constante vazante do rio, o governo do estado e a prefeitura de Rio Branco começaram a planejar a operação de limpeza dos bairros, de acordo com boletim conjunto divulgado neste sábado. Amanhã, 30 equipes limparão as ruas atingidas pela cheia. Após a limpeza e com a confirmação de que o nível do rio vai continuar baixando, será discutida a operação de volta para a casa das famílias desabrigadas.

Hoje, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito liberou para o tráfego a Ponte Coronel Sebastião Dantas, conhecida como Ponte Nova ou Ponte de Concreto. A ponte estava interditada desde o dia 2 de março, devido à inundação.

Na quarta-feira passada, a Defesa Civil Nacional decretou estado de calamidade pública, por rito sumário, em Rio Branco e Brasileia, devido à situação provocada pela enchente do Rio Acre. O governo federal também decidiu antecipar benefícios pagos a moradores das duas cidades.

Por: Yara Aquino
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Beto Coura

Deixe um comentário