Inpa realiza I workshop Internacional de Aquacultura na Amazônia

O workshop contará com participação de instituições nacionais e internacionais, como Holanda e Noruega especialistas na área há mais de 100 anos.  Confira a programação completa aqui

Com participação de instituições nacionais e internacionais, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realiza nesta terça-feira (28), o I Workshop Internacional de Aquacultura na Amazônia, que abordará, entre outros temas, a reprodução e produção de peixes neotropicais. O evento acontecerá das 9h às 18:30h, no Auditório da Ciência, localizado no Campus I do Inpa, Av. André Araújo, Petrópolis.

Segundo o coordenador do workshop, o pesquisador e diretor do Inpa Luiz Renato de França, o worshop terá como foco principal a aquacultura numa visão multidisciplinar. “As palestras envolverão, principalmente, a reprodução e produção de peixes neotropicais, além do salmão, bacalhau e peixes comumente utilizados como modelos experimentais”, esclareceu.

Para França o workshop poderá levantar questões e ações relevantes para o desenvolvimento da Amazonia nesta área. “Esperamos que esta iniciativa envolvendo instituições amazônicas e países europeus com tradição na área (Noruega, Holanda), resultem em interações e ações efetivas que auxiliem no desenvolvimento da aquacultura na amazônia”, comentou o pesquisador.

Segundo o pesquisador, outros temas que envolvem a aquacultura também serão debatidos no workshop, como investigações referentes aos desreguladores endócrinos, além de abordagens que representam avanços metodológicos recentes, tais como transplante de células germinativas, criobiologia/criopreservação e genômica.

Instituições parceiras

Além do Inpa, participarão do workshop: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Universidade Nilton Lins; o governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Reprodução Rural (Sepror); e ainda a Universidade de Utrecht (Holanda) e o Instituto de Pesquisa Marinha (Noruega).

Fonte: INPA

Deixe um comentário