No Acre, mais de 15,4 mil indígenas devem ser vacinados contra Influenza

Meta é vacinar 80% da população indígena do Acre até o dia 22 de maio. Vacina deve imunizar contra a gripe H1N1, H3N2 e influenza B.

Mais de 15,4 mil indígenas devem ser vacinados durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza no Acre. A campanha começou no dia 4 de maio e segue até o dia 22. O objetivo é reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações. Segundo a enfermeira da Equipe Técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), Núbia Moreira, a meta é imunizar 80% da população indígena do estado, que tem um total de 19.233 pessoas.

O público alvo da campanha são crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram a luz em 45 dias, idosos a partir de 60 anos. “Dentre os nove grupos prioritários da campanha, um dos contemplados é a população indígena do Acre. Então, todos os índios que tiverem na faixa etária de seis meses acima, devem ser vacinados”, explicou a enfermeira.

A vacina imuniza os pacientes contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano, A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. “Dentro do componente dessa vacina, é possível imunizar contra gripe três tipos de vírus diferentes. É uma vacina que vai diminuir os riscos de casos graves de gripe. O resultado esperado é que menos pessoas sejam hospitalizadas pela gripe ou tenham pneumonia grave”, finalizou.

Por: Iryá Rodrigues
Fonte: G1 

Deixe um comentário