Caminhão com madeira ilegal é apreendido na Zona Norte de Manaus

5 metros cúbicos de madeira ilegal foram doados à Defesa Civil do Amazonas; Batalhão Ambiental, Dema e Ipaam participaram da ação.

Um caminhão com madeira ilegal foi apreendido nesta quinta-feira (9), na rua Nossa Senhora do Sameiro, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. A operação envolveu o Batalhão Ambiental, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

De acordo com informações da Gerência de Fiscalização do Ipaam, o veículo transportava aproximadamente 5 metros cúbicos de madeira serrada. Porém, ao ser abordado pelo Batalhão, o condutor do veículo não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF) – licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

Após a abordagem, a Dema adotou os procedimentos legais e acionou o Ipaam, para as medidas quanto à apreensão do caminhão e o auto de infração do transporte de madeira serrada sem documentação. O veículo encontra-se no pátio do Instituto e o condutor terá 20 dias para defesa. A madeira foi doada pela Delegacia para a Defesa Civil do Estado.

Este é o segundo caminhão apreendido com madeira irregular pelo Batalhão, Dema e Ipaam. Na terça-feira (7), outro veículo foi detido no Distrito Industrial também pela mesma infração.

As ações de fiscalização devem continuar não só na capital, como também no interior do Estado. O telefone para denúncias, na Gerência de Fiscalização do Ipaam é o (92) 2123-6715.

Fonte: G1

Deixe um comentário