WWF-Brasil apresenta o Programa Madeira é Legal durante a 6ª edição da Greenbuilding Brasil 2015, em São Paulo

Programação prevê palestras, simpósios, rodas de discussão e distribuição de materiais sobre madeira legal e certificada no Brasil

Entre os dias 11 e 13 de agosto, o WWF-Brasil estará apresentando o Programa Madeira é Legal durante a Greenbuilding Brasil 2015, o maior evento de construção sustentável da América Latina, que será realizado no no Transamerica Expo Center, na Zona Sul da capital paulista.

O WWF-Brasil é um dos parceiros desta iniciativa e estará presente na feira com um stand que apresentará o Programa Madeira é Legal. Além disso, terá uma parte da programação dedicada a palestras e simpósios nas “sessões educacionais”.

De acordo com o analista sênior do WWF-Brasil, Ricardo Russo, o Madeira é Legal tem por objetivo mostrar à sociedade as vantagens e possibilidades do uso da madeira responsável na construção civil, como em estruturas de casas, edifícios e estabelecimentos comerciais.

“Ao utilizar madeira responsável ou certificada, você contribui para a conservação das florestas brasileiras, com a geração de renda das comunidades e das empresas extrativistas e com o amadurecimento do mercado de construção sustentável no Brasil”, explica Ricardo.

A participação do Programa Madeira é Legal na GreenBuilding Brasil 2015 é uma realização do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC® Brasil), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeira de São Paulo (Sindimasp), do WWF-Brasil, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A ação também conta com o apoio da Comunidade Europeia.

Disseminando conhecimento

Em um stand de 40 m² serão apresentados produtos, ações e atividades das 23 organizações signatárias do Programa Madeira é Legal – cujo objetivo é incentivar e promover o uso da madeira certificada e produzida de forma sustentável no Brasil.

O WWF-Brasil apresentará também o aplicativo para smartphones “Catálogo de Madeiras Brasileiras”. Trata-se de um guia das madeiras encontradas no Brasil com suas propriedades e principais aplicações na construção civil. O objetivo é promover o uso sustentável de espécies menos conhecidas, oriundas de florestas certificadas e que apresentam potencial para diversos usos.

“O aplicativo é um guia de madeiras que traz informações úteis para profissionais de engenharia, arquitetura, design e outros que trabalhem com o material”, explica Russo. A ferramenta já está disponível no Google Play e em breve será lançado para IOS.

Os visitantes poderão consultar publicações e fazer downloads gratuitos de livros, apostilas e relatórios do Programa Amazônia do WWF-Brasil, em um totem interativo. Também haverá uma programação com rodas de discussão e minioficinas sobre o tema.

Além disso, serão disponibilizados e distribuídos diversos materiais (publicações, folhetos, catálogos, guias, pen drives com conteúdos exclusivos e vídeos), com informações obre o uso responsável da madeira no Brasil no stand do Programa Madeira é Legal no evento.

SERVIÇO

Greenbuilding Brasil 2015

Stand WWF-Brasil: Stand D14

Data: 11 a 13 de agosto

Horário: 10h às 20h

Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo – SP – Brasil 04757-020

Fonte: WWF Brasil

Deixe um comentário