Cerca de 20 líderes rurais participam de oficina em Ji-Paraná, RO

Capacitação foi voltada para o cooperativismo na agricultura familiar. Lideranças de todo o estado participaram do evento que durou dois dias.

Encerrou na última quinta-feira (3), em Ji-Paraná(RO), cidade localizada a 374 quilômetros de Porto Velho, uma capacitação para dirigentes sindicais em cooperativismo de crédito. O evento aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro). Participaram 23 líderes sindicais, vindos de cidades como Vilhena, Cacoal, Jaru e Presidente Médici, que concluíram a capacitação iniciada na quarta (2). A programação contou com a presença do contabilista goiano José Damásio, profissional responsável por ministrar o treinamento.

A secretária de meio ambiente da Fetagro, Creonice Vilarins, falou sobre a capacitação. “Esta oficina está sendo aplicada em todo o Brasil e objetiva fortalecer o conhecimento das lideranças sindicais sobre cooperativas, sejam as que escoam a produção rural ou as de crédito” explicou. Para Creonice, o fortalecimento da agricultura familiar também passa pela formação de cooperativas. “Não queremos que cada líder que veio e participou abra uma cooperativa, mas sim que se organizem e fundem órgãos com trabalho efetivo, que beneficie o maior número de produtores possível”, relatou a secretária.

Para a presidente da Associação da Linha São José (Km 11 de Ji-Paraná), Lucimara de Farias, os conhecimentos obtidos na capacitação serão de grande valia. “Mesmo quem não tem experiência no ramo de cooperativas, como é meu caso, entendeu bem as questões fiscais, administrativas e tributárias passadas aqui. Aprendemos desde como montar uma cooperativa até como apresentar o produto ao consumidor. Entrei sabendo pouco sobre o assunto e saio com muito conhecimento a ser replicado”, disse.

Por: Samira Lima
Fonte: G1

Deixe um comentário