Falhas na entrega de energia em RO causaram apagões, diz Eletrobras

Problema está na desinterligação do sistema de transmissão, diz empresa. Eletronorte transmite energia a Eletrobrás que distribui a clientes de RO.

As constantes interrupções de energia em Rondônia foram causadas por falha na entrega de energia realizada da Eletronorte para a Eletrobrás. Em nota divulgada neste domingo (20), a assessoria da companhia diz que o problema está na desinterligação do sistema de transmissão, localizada no município de Pimenta Bueno (RO), e isto afeta as cidades de Cacoal até Porto Velho. Em menos de 40 dias foram cinco apagões. O último ocorreu neste domingo, quando duas usinas desligaram com o balanço na rede.

Ao G1, a Eletronorte alegou que o apagão pode ser ocasionado por qualquer falha técnica no sistema elétrico, onde podem resultar interrupções pequenas, médias e grandes de energia, sendo não só em Rondônia, mas em qualquer região do país. Tais falhas podem ser ocasionadas por eventos intempestivos, oriundos tanto do meio ambiente quanto de falhas técnicas nos sistemas elétricos.

Conforme nota da Eletrobras, para que a empresa distribua energia aos clientes no estado é preciso receber a energia de uma empresa transmissora, que no caso de Rondônia a responsabilidade é da Eletronorte.

Com isso, “as interrupções de energia que têm atingido ultimamente o estado ocorreram por falha na entrega da energia para a Eletrobrás Distribuição de Rondônia, prejudicando a distribuição. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está apurando as causas”, diz a nota.

A assessoria de imprensa da Eletrobras explicou que o problema está na desinterligação do sistema no município de Pimenta Bueno, que acaba interrompendo o fornecimento de energia elétrica aos restante dos municípios.

Neste domingo (20), o gerente regional de transmissão da Eletronorte, Robinson Percy, explicou que o apagão foi causado por um problema no linhão de Porto Velho/Araraquara (SP), mas que outras causas ainda estão sendo apuradas. “Ocorreu um problema no linhão que provocou um balanço na linha e, como medida de proteção, o próprio sistema desliga”, explica.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve investigar as causas do apagão no estado. Na sexta-feira (18) o estado também registrou um blecaute. Os municípios ficaram sem luz por cerca de 3 horas. Este é o quinto apagão no estado em menos de 40 dias.

Confira a nota na íntegra

A Eletrobrás Distribuição Rondônia esclarece que o sistema elétrico brasileiro é composto por companhias geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia que atua no segmento distribuição. Para cumprir sua função de distribuir energia aos clientes de Rondônia é necessário que receba a energia de uma empresa transmissora. As interrupções de energia que tem atingido ultimamente o estado ocorreram por falha na entrega da energia para a Eletrobrás Distribuição de Rondônia, prejudicando assim a distribuição. O Operador Nacional do Sistema (NOS) está apurando as causas.

Por: Ísis Capistrano
Fonte: G1

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*