Incêndio na Chapada dos Guimarães está sob controle, diz ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou ontem (9) nota em que informa que o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está controlado, mas ainda não foi extinto. Segundo o ICNBio, as chuvas da noite de ontem na região ajudaram a diminuir as chamas, mas as equipes de combate continuam com os trabalhos em terra para acabar com os focos isolados de fogo.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ocupa uma área de 33 mil hectares em Mato Grosso, nos municipios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. O fogo começou no final da tarde de terça-feira (1°), na Morraria do Coxipó do Ouro, entorno do Parque Nacional. Na sexta-feira (4), o fogo atingiu a unidade de conservação e motivou o fechamento dos atrativos Mirante do Véu de Noiva e Cachoeirinha à visitação.

A coordenação de combate ao incêndio está calculando os danos ambientais e ainda não definiu quando os pontos turísticos do parque serão reabertos.

O combate conta com 40 brigadistas do ICMBio, que controla o parque, 25 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 20 bombeiros apoiados por dois helicópteros, além de avião do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, usado para o lançamento de água. Moradores da região e voluntários também estão ajudando.

Por: Maiana Diniz
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Nádia Franco

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*