Amapá sediará a IX Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França

O Governo do Estado do Amapá, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, em parceria com Sebrae, realizará nos dias 7 e 8 de outubro, a partir das 8h30, no auditório do Sebrae-AP, a IX Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França. O encontro faz parte do Acordo-Quadro de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica registrado e divulgado no encontro dos presidentes Lula e Sarkozy, em fevereiro de 2008.

O objetivo da reunião é avaliar o avanço das ações planejadas no último encontro da Comissão Mista realizado no ano de 2013 e estabelecer novas metas para os próximos anos, a fim de fortalecer cada vez mais a cooperação bilateral na região de fronteira compreendida entre o município de Oiapoque, no lado brasileiro, e a cidade de St. Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa.

A aproximação entre os dois países é histórica e se intensificou a partir da construção da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, que é um dos símbolos dentro do projeto de cooperação celebrado entre os presidentes Lula e Sarkozy por meio de um Regime Especial Transfronteiriço que tem como objetivo garantir o desenvolvimento econômico na região de fronteira entre o Brasil e a França.

E como forma de acompanhar a execução das ações de desenvolvimento, os representantes dos dois países se reunirão mais uma vez para tratar de temas estratégicos e de interesse comum de ambas as regiões, como: infraestrutura e integração, circulação de pessoas, cooperação policial e judicial, exploração ilegal de ouro, pesca ilegal, meio ambiente, segurança civil, cooperação cultural e educacional e desenvolvimento regional.

O governador do Estado, Waldez Góes, vai liderar a delegação brasileira juntamente com o embaixador responsável pelo departamento de Europa no Itamaraty, Oswaldo Biato Jr. Já a delegação francesa será liderada pelo representante do presidente francês, Eric Spitz e o presidente do Conselho Regional, Rodolphe Alexandre.

 

Fonte: Agência Amapá / Leidiane Lamarão

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*