Norte Energia diz que assinou acordo com indígenas para fim de protesto

Índios ocuparam escritório da Norte Energia, em Altamira (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Índios ocuparam escritório da Norte Energia,
em Altamira (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Índios de nove etnias ocuparam o escritório da empresa em Altamira.
Acordo prevê aceleração de programas que beneficiam aldeias afetadas pela obra.
Na noite desta terça-feira (6), foi fechado um acordo entre a Norte Energia, responsável pela construção da Usina Belo Monte, em Altamira, sudoeste do Pará, e lideranças indígenas representantes de nove etnias que ocupavam o escritório da empresa. Os índios pediam melhorias em comunidades afetadas por Belo Monte. De acordo com a Norte Energia, o acordo prevê a a aceleração dos Programas de Atividades Produtivas (PAP), realizados nas aldeias beneficiadas pelo Projeto Básico Ambiental Componente Indígena (PBA- CI).
saiba mais
Índios ocupam escritório da Norte Energia, em Altamira
Indígenas bloqueiam rodovia BR-230 e impedem acesso a Belo Monte
Segundo a empresa, após a assinatura do documento, os indígenas deixaram o escritório da empresa e se comprometeram a não realizar novas ocupações no prédio enquanto prevalecer o acordo firmado nesta negociação.
De acordo com a Norte Energia, a empresa se comprometeu com a construção de 700 casas de moradia, das quais mais de 400 já foram entregues, além de casas de farinha. Também estão sendo entregues sistemas de abastecimento de água, construção da Casa do Índio em Altamira, Casa de Saúde Indígena em Altamira – CASAI, além de insumos e equipamentos para atividades produtivas, construção de escolas, unidades Básicas de Saúde, estradas e pistas de pouso.

 

Fonte: G1 Pará

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*