Amazônia é destaque em revista norte-americana

A revista norte-americana “Americas Quarterly (AQ)” circula nesta terça-feira (10), em Belém, com uma edição especial sobre a Amazônia. A publicação tem como tema “A Amazônia hoje: como ela está mudando e como protegê-la”. Questões referentes aos desafios, problemas e projetos que contribuem para diminuir o desmatamento na região utilizando modelo de desenvolvimento mais eficiente são destaques nesta edição.

No evento de lançamento da edição, o governador do Estado, Simão Jatene, falará sobre o projeto de desmatamento zero na Amazônia até 2020. O pesquisador sênior e cofundador do Instituto Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Beto Veríssimo, apresentará os benefícios que o desmatamento zero traz para meio ambiente e para a economia da região. A discussão será mediada pelo editor-chefe da revista Americas Quarterly (AQ), Brian Winter. (Clique aqui para ler o artigo)

De acordo com site da Americas Quarterly (AQ), o ritmo de perda de árvores na Amazônia diminuiu 75 % na última década. Isso só foi possível graças aos esforços do Brasil e de outros países. O objetivo agora é reduzir o desmatamento a zero até 2020.

Atualmente o desenvolvimento de políticas para a diminuição da degradação ambiental tem sido muito importante. No Pará, um exemplo é o Programa Municípios Verdes (PMV), que tem como foco combater o desmatamento no Estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental, fundiário e também de gestão ambiental.

Segundo o site do Greenpeace Brasil, ao zerar o desmatamento na Amazônia até 2020, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurando a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio.

Fonte: Leia Já
Com informações da Agência Pará.

Deixe um comentário