Carimbó do PA recebe oficialmente o título de patrimônio cultural brasileiro

Processo de inventário para registro do Carimbó durou cerca de dez anos. Próximo passo é valorizar e difundir o Carimbó para as próximas gerações.

phoca_thumb_l_carimbo-pag21

O Carimbó recebeu oficialmente em Belém na quarta-feira (11), o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de registro foi apresentado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, Associação Cultural Japiim, Associação Cultural Raízes da Terra e pela Associação Cultural Uirapurú. Entre os anos de 2008 e 2013, o Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan e a superintendência do Iphan no Pará conduziram o processo de registro e realizaram pesquisas para a identificação do Carimbó em diversas localidades do Estado.

Criado no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará e com influências indígena e ibérica, o Carimbó é uma das mais tradicionais expressões culturais do Estado e da região amazônica. Atualmente, a expressão Carimbó é utilizada como referência à expressão que envolve festa, música e coreografia características e tradicionalmente reproduzidas no nordeste paraense. Os temas das canções, em geral, são alusivos a elementos da fauna e da flora da região, ao dia a dia do trabalho e às práticas cotidianas.

Segundo o Iphan, o processo de inventário para registro do Carimbó durou cerca de dez anos e em 2014 foi aprovado por unanimidade, em Brasília, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, formado por representantes da União e da sociedade civil.

“O primeiro passo após esse reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro é justamente implementar as ações de salvaguarda que visam a curto, médio e longo prazo valorizar, difundir e garantir a transmissão dos conhecimentos relacionados ao Carimbó para as próximas gerações“, explica Ciro Lins, técnico de Antropologia do Iphan.

O Iphan pretende capacitar agentes comunitários de cultura, fazendo registros, gravações, elaborando materiais didáticos para serem utilizados em redes públicas de ensino, entre outras ações.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Um comentário em “Carimbó do PA recebe oficialmente o título de patrimônio cultural brasileiro

  • 15 de janeiro de 2016 em 15:06
    Permalink

    suo bahiano mais não vivo sem ouvir o carimbó

Fechado para comentários.