Índios protestam na Assembleia do AM contra PEC de demarcações

Grupo carregava faixas e gritava palavras de ordem: ‘Sim à Vida’. Proposta de emenda constitucional transfere competência para Congresso.

Mais de 200 índios foram à manifestação (Foto: Laura Lys/Rede Amazônica)
Mais de 200 índios foram à manifestação (Foto: Laura Lys/Rede Amazônica)

Índios de diversas etnias foram à Assembleia Legislativa do Amazonas nesta quinta-feira (5) para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que prevê novas regras para demarcação de terras indígenas no país.  Mais de 200 índios foram à manifestação.

A PEC foi aprovada em outubro e seguiu para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovada em dois turnos para depois seguir para o Senado. Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos antropológicos feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Pelo texto aprovado na comissão, caberá agora ao Congresso aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pelo Executivo.

Os indígenas chegaram no início da manhã à Aleam. Os manifestantes saíram em marcha até o portão de entrada do local, onde se concentraram no pátio em frente ao espelho d’água.

Eles carregavam faixas e gritavam palavras de ordem, entre elas “Sim à Vida”. Os indígenas chegaram a dançar ao redor do prédio da Casa Legislativa. Às 9h, eles deixam o local de forma pacífica.

Fonte: G1

Deixe um comentário