Aplicativo traz informações do transporte fluvial no Amazonas

Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças de Manaus (AM) desenvolveram um aplicativo de mobilidade urbana com foco no transporte fluvial.

Desenvolvido por cientistas juniores da escola ribeirinha, o aplicativo chamou atenção dos visitantes que passaram pelo Bosque da Ciência. O Projeto se chama Mobilidade Urbana e precisa ser divulgado porque é de extrema importância pra nossa gente do norte. A iniciativa foi destaque no Programa Circuito da Ciência (PCE), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A 10ª e última edição do programa, em 2015.

O convidado do Nossa Terra, dessa segunda-feira (21), foi o professor da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e coordenador e orientador do projeto Ademar Lima.

Ele explica que o aplicativo traz informações dos barcos que saem dos portos de Manaus para outras cidades do Amazonas e algumas cidades do Pará, como os horários de chegada e partida, os itinerários com as escalas, o nome da embarcação, além do telefone do dono da embarcação. “É muito parecido com o que temos na aviação aérea”, ilustra o professor.

O aplicativo Transporte Fluvial de Manaus está disponível para download gratuito no Google Play e para Windows Phone. Segundo o Ademar Lima, a versão para IOS, sistema utilizado por Iphones, será disponibilizada posteriomente.

Saiba mais ouvindo a íntegra da entrevista no player acima!

O produtor agrícola é bem representado na Nacional da Amazônia: o Nossa Terra tem notícias sobre meio ambiente, agronegócio, pecuária, cooperativismo e novas tecnologias para o campo, além da previsão do tempo para toda a região, enfocando o setor agrícola. Para acompanhar o fim da tarde do produtor rural, o programa toca músicas regionais e de viola.

Se você também tem a vida ligada ao campo, sintonize o Nossa Terra, de segunda a sexta, às 17h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 15h (horário local), na Nacional do Alto Solimões.

A produção é de Kátia Lins e a apresentação de Airton Medeiros. Antônio Miranda é o programador musical e Reginaldo Fonseca o operador técnico.

Fonte: Rádio Nacional da Amazônia / Nossa Terra

Deixe um comentário

Um comentário em “Aplicativo traz informações do transporte fluvial no Amazonas

  • 24 de dezembro de 2015 em 11:28
    Permalink

    Realmente é muito útil esse aplicativo!

Fechado para comentários.