Força Nacional realiza operação de retirada em terra indígena no Pará

Eles farão a retirada de famílias que ocupam reserva em S. Félix do Xingu. Mais de 2 mil pessoas vivem dentro da reserva indígena Apyterewa.

Homens da Força Nacional e do Exército desembarcaram no último final de semana em Ourilândia do Norte, no sul do Pará. Eles vão trabalhar na operação de retirada de famílias que ocupam a reserva indígena Apyterewa, em São Félix do Xingú.

A retirada dessas pessoas, que não são índios, foi determinada através de um decreto presidencial desde abril de 2007. Vários caminhões seguiram para área da reserva indígena.

Segundo a prefeitura do município, mais de 2 mil pessoas vivem em áreas que ficam dentro da reserva. Existe inclusive o assentamento São Francisco, com 200 pessoas.

A prefeitura informou que vai tentar negociar na próxima quarta-feira (13), em Brasília, a suspensão da operação. A preocupação é para onde serão levadas essas famílias, que terão que deixar a terra indígena.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Um comentário em “Força Nacional realiza operação de retirada em terra indígena no Pará

  • 12 de janeiro de 2016 em 17:47
    Permalink

    por que nao desapropiem o filho do lula, nosso ex presidente que e o maior criador de gado da regiao e maior desmatador ilegal tambem e melhor tirar centenas de familias que vivem a mais de dez anos na regiao que chegaram antes do lulinha brasil um pais de poucos!!

Fechado para comentários.