Gramado da Arena da Amazônia é recuperado para receber futebol olímpico

O gramado da Arena da Amazônia, em Manaus, está pronto para receber partidas de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A capital amazonense vai sediar três rodadas duplas da primeira fase da Olimpíada, nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Em novembro do ano passado, a grama do estádio foi infestada por lagartas e precisou passar por reforma.

De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pela restauração, Ricardo Silva, o gramado está quase recuperado. “Está 99%. O que a gente precisa melhorar agora no gramado, que já está bom, é o aspecto visual. Mas, em termos de condição de piso para jogo, já está 100%”, disse.

O secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Ricardo Marrocos, visitou hoje (18) o estádio e avaliou que não há isco de nova infestação no gramado. A Arena da Amazônia será entregue ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos no dia 24 de maio. Até lá, segundo o secretário, o estádio deve receber alguns jogos e vai passar por pequenas reformas, a pedido do comitê.

“Solicitamos à Secretaria de Estado de Infraestrutura um projeto para que o governo do estado comece em março a reforma, adequação, e modernização do espaço para atender as rodadas duplas do torneio olímpico de futebol”, disse Marrocos. Também haverá obras no entorno da arena para melhoria das pistas de acesso e dos estacionamentos.

Os estádios Ismael Benigno, mais conhecido como Colina, e Carlos Zamith, que servirão como centros de treinamento para os atletas olímpicos, também vão passar por obras até a competição.

Segundo o secretário, a Arena da Amazônia será aberta ao público para visitação em fevereiro. O governo do Amazonas pretende instalar no local um museu do futebol brasileiro, com uma calçada da fama com os pés dos jogadores. Além da homenagem ao futebol, outra iniciativa em estudo é a instalação de um museu do esporte amazonense, que vai contemplar todas as modalidades.

Por: Bianca Paiva
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Luana Lourenço

Deixe um comentário